Festival da Criança
O festival que será um lugar onde a imaginação floresce, a paixão pelos livros e música ganham vida e a união de dois países é celebrada.
O Festival da Criança Portugal, é um evento com edição especial realizado a partir da parceria de duas amigas: a percussionista Lulu Araújo e a escritora e narradora de histórias Clara Haddad.
O evento decorrerá nas instalações do Instituto Pernambuco Porto que fica na Rua das Estrelas, 141, Campo Alegre, no dia 14 de outubro, das 10h30 às 19h00. A programação do festival inclui concertos, sessão de contos, mercado literário, conversa com autores e ilustradores, MPB para Crianças, Clown, mini praça de alimentação e muito mais, num dia que promete ser cheio de atividades, alegria e cultura.
ENTRADA LIVRE ( SUJEITA A CAPACIDADE DO ESPAÇO)
O que motivou a realização de uma edição do Festival em Portugal?
O Porto é cidade-irmã do Recife pois existe um acordo de geminação há mais de trinta anos! Recife é o local de origem da percussionista e musicista Lulú Araújo, que é a criadora do festival no Brasil. Ela é uma apaixonada pela Invicta, e sempre alimentou a ideia de realizar uma edição do festival em Portugal como forma de estreitar ainda mais essa relação e laços entre Recife e o Porto através da arte.
Já Clara Haddad é luso-brasileira, mora na cidade do Porto há 18 anos e neste ano de 2023 comemora 25 anos de carreira como artista da palavra. Ao saber da ideia de Lulú, resolveu unir forças e fazer acontecer pois viu neste projeto a possibilidade de celebrar suas bodas de prata na narração oral e oferecer à sua cidade uma programação diversificada para crianças e famílias unindo as duas culturas.
programação
Sala de Convenções- 10:30-Abertura Mercado Literário com venda de livros, ilustrações, fantoches, pinturas faciais e outras coisas que tais (estará aberto até às 19:00)
Alguns projetos presentes e confirmados: Teresa Guimarães com seus fantoches tradicionais
Cláudia Pinheiro- Entre Contos e Pontos, Rafa Jardim- Peças em madeira personalizadas. Serviços de pintura artística em paredes e murais, Livraria Salta Folhinhas- Livros variados de diversos autores de literatura infantojuvenil e contos tradicionais ,Pinturas Faciais com Janaína Alves , Simão Bolívar- com seus fantásticos brinquedos ,Virgínia Ory- Lettering e atividades artísticas ,Carla Nazareth- ilustrações entre outros
Auditório 10:30 -11:00-Abertura com Clara Haddad
Clara Haddad narra uma das histórias mais pedidas na sua carreira de 25 anos de narração e junto com a Lulu Araújo dá boas-vindas ao público.
Lotação Sujeita a capacidade do espaço. Entrada por ordem de chegada, sem lugares marcados.
Auditório 11:00 -11:40- Espetáculo “A cruz do Rufino” - Grupo: Saaraci Coletivo Teatral com Janaína Alves, Laura Gonçalves e João Branco (Portugal/Brasil/Cabo Verde)
Uma adaptação do texto da autora cabo-verdiana Fátima Bettencourt. Público-alvo- pais e filhos, professores, educadores e interessados no tema Lotação Sujeita a capacidade do espaço.
Sinopse do espetáculo “A cruz do Rufino” História, História, Fortuna do Céu, Amém! Era uma vez um menino chamado Rufino que perdeu a mãe ao nascer e nunca conheceu o pai. Ele guarda uma cruz de madeira em volta do pescoço que ele acredita que lhe traz boa sorte. Rufino é adotado por Mano Léla, um pescador que cuida dele junto com outros pescadores. Um dia, Rufino adormece num barco amarrado a um coqueiro na praia e acorda sozinho. Ele vagueia pela baía calma e serena e conhece uma sereia que o leva numa viagem em alto mar onde se confrontam com uma tempestade e um navio em perigo. A sereia acalma as ondas com seu canto e eles ajudam os marinheiros a se salvarem. Rufino volta para casa são e salvo com um novo apreço pela cruz que traz em volta do pescoço. Um conto fantástico de uma das mais inventivas escritoras de Cabo Verde, Fátima Bettencourt. Para ser espalhado em jardins, praças, bibliotecas e escolas, com a ajuda da nossa maravilhosa contadora de estórias, Dona Fátima!
Duração 40 minutos
Classificação etária: Público Geral, Crianças e Famílias
Deverá chegar 15 minutos antes do início para entrada no auditório A entrada será feita por ordem de chegada Não há lugares marcados Não poderá entrar após o início do espetáculo.
É proibido comer dentro da sala Telemóveis devem ser desligados ou retirado o som do aparelho.
Sala 1- 11:30-12:15 Segredos do Universo- Com Miguel Gonçalves
Preparem-se para uma emocionante jornada pelo espaço na companhia de Miguel Gonçalves! Nesta sessão, as crianças, pais e interessados neste fabuloso tema, que inquieta e encanta pessoas de todas as idades, vamos ter a oportunidade de conhecer histórias de planetas anões, batatas voadoras numa Odisseia pelos lugares mais espetaculares do nosso Sistema Solar. Uma oportunidade emocionante de conhecer os segredos do nosso bairro planetário enquanto nos divertimos com o “Senhor das Estrelas”.
Duração: 45 minutos
Classificação etária: Público Geral, Crianças e Famílias, Professores, Educadores
Lotação Sujeita a capacidade do espaço.
Deverá chegar 15 minutos antes do início para entrada na sala 1. A entrada será feita por ordem de chegada Não há lugares marcados Não poderá entrar após o início da apresentação. É proibido comer dentro da sala Telemóveis devem ser desligados ou retirado o som do aparelho.
Jardim-11:45 às 12:45- Oficina de Percussão com Lulú Araújo e Gilú Amaral (Brasil)
Jardim-12:45 às 13:00 As Enroladinhas (Brasil)
Dupla de palhaças com uma intervenção mais do que divertida
Com a Palhaça Dita (Isadora Rinelle) e Palhaça Mary En (Enne Marx).
Sala de Convenções- Mercado Literário o expositor Simão Feito a Mão apresenta o projeto R(E)BERTOS COM APRESENTAÇÃO DE MAMULENGOS CALUNGAS 13:00 -13:30
Sala 1- 14:00-14:30- Leitura em voz alta com Ana Catarina Barbosa
Leitura de histórias de Literatura infantil e poemas selecionados por Catarina Barbosa
Duração: 30 minutos
Classificação etária: Público Geral, Crianças e Famílias, Professores, Educadores
Lotação Sujeita a capacidade do espaço.
Deverá chegar 15 minutos antes do início para entrada na sala 1. A entrada será feita por ordem de chegada Não há lugares marcados Não poderá entrar após o início da apresentação. É proibido comer dentro da sala Telemóveis devem ser desligados ou retirado o som do aparelho.
Sala de Convenções- 14:00 -14:30 - espaço mercado do Livro- Com Enne Marx (Brasil) apresenta e autografa o livro “Memórias de Hospital relatos de uma palhaça apaixonada”
Auditório 15:00 -16:00- Conversa à volta dos livros de literatura infantil e ilustrações com convidados especiais o ilustrador Alexandre Rampazo (Brasil), a ilustradora Sónia Borges (Portugal), autor Carlos Granja (Portugal) e Álvaro Magalhães (Portugal)
Este encontro é uma celebração da magia dos livros que encantam crianças de todas as idades. Sob o mote” E se os livros para a infância fossem leitura obrigatória para adultos?” Os convidados vão conversar sobre a importância da literatura, o papel das ilustrações compartilhando suas experiências e insights sobre os livros e a leitura.
Este encontro é um convite para todos aqueles que acreditam no poder da literatura. Venha se juntar a nós nesta conversa cativante, onde descobriremos juntos como os livros de literatura infantil e suas ilustrações têm o poder de criar laços duradouros e inspirar sonhos que voam alto.
Duração 1h
Classificação etária: Público Geral
Deverá chegar 15 minutos antes do início para entrada no auditório A entrada será feita por ordem de chegada Não há lugares marcados Não poderá entrar após o início da conversa.
É proibido comer dentro da sala Telemóveis devem ser desligados ou retirado o som do aparelho.
Jardim-14:45 às 15:00 Enne Marx (Brasil)
A magia do Circo com a Palhaça Mary En
Jardim-15:00 às 15:45 MPB para Crianças com Lilian Raquel (Brasil)
um repertório muito especial apresenta às crianças, clássicos da MPB com arranjos leves, divertidos e cheios de personalidade. Acompanhada de guitarra e percussão.
Jardim- 16:00-17:00- Show LULULOOPS de Lulú Araújo /Participação Especial Clara Haddad (Brasil/ Portugal
Lululoops, uma fusão dos ritmos tradicionais do Brasil com batidas eletrônicas.
Sala de Convenções- 16:00 às 17:30- Espaço dos autores e ilustradores presentes no evento para sessões de autógrafos. Cândida da Luz, Milú Loureiro, Cláudia Pinheiro, Elizabeth Deschauer, Cláudia Negishi, Alexandre Rampazo, Carla Nazareth, Sónia Borges, Clara Haddad, Virginia Millefiori, Clara Haddad..
Auditório 17:00 às 17:45- Espetáculo “Abaeté” com o Grupo Cegonha Bando de Criação (Brasil)
Sinopse espetáculo Abaeté
O Cegonha - Bando de Criação apresenta Abaeté, espetáculo que mistura teatro de marionetas e animação digital para contar uma aventura vivida pela menina Mari. A história passa-se em Salvador, na freguesia de Itapuã, onde vivem pescadores e mulheres que lavam roupa e vendem peixes nas margens da lagoa do Abaeté. É neste ambiente bucólico e mágico que sucede o mito: uma menina chamada Mari que brinca com os seus amigos animais pela lagoa e decide salvar uma onça suçuarana, para evitar a sua extinção.
Duração 45 minutos
Classificação etária: Público Geral, Crianças e Famílias
Deverá chegar 15 minutos antes do início para entrada no auditório A entrada será feita por ordem de chegada Não há lugares marcados Não poderá entrar após o início do espetáculo.
É proibido comer dentro da sala Telemóveis devem ser desligados ou retirado o som do aparelho.
Jardim 17:30 às 18:30- Roda de Histórias -Com os narradores de histórias: Virgínia Millefiori (Portugal) Luíza Bittencourt (Brasil) e Vítor Fernandes (Portugal)
Histórias daqui e dacolá para divertir e encantar miúdos e graúdos.
Jardim 19:00 - Encerramento com Clara Haddad e Lulú Araújo.
Clara Haddad narra uma das histórias que mais gosta para encerrar o evento e as organizadoras se despedem do público.
ATENÇÃO
ENTRADA LIVRE- SUJEITA A CAPACIDADE DO ESPAÇO
O público poderá desfrutar da mini- praça de alimentação e do mercado literário que funcionam das 10:30 às 18:30.
Para as atividades que decorrem no auditório e sala 1 solicitamos que cheguem com antecedência.
As pessoas vão entrar pela ordem de chegada e até o limite de capacidade da sala. Não há marcação de lugares.
As organizadoras da edição em Portugal
Lulu Araújo é arte-educadora, produtora, musicista e percussionista brasileira. Com uma trajetória de mais de 20 anos no meio artístico. Já acompanhou músicos como Alceu Valença e Naná Vasconcelos com quem tocou em importantes festivas no Brasil e no mundo passando pelo Japão, Bélgica, França, Alemanha, Suíça e Itália. Fundadora da Caracaxá Produções, está a frente de projetos como Festival da Criança, Carnavalzinho, Arraialzinho além de atuar como curadora em festivais como RECBITINHO e outros. Em 2012 lançou seu projeto musical Fadas Magrinhas e agora circula em turnê com o seu projeto LULULOOPS.
Clara Haddad, artista multifacetada. Escritora, narradora, atriz com 30 anos de experiência na área artística, 25 deles exclusivamente na narração oral e mediação de leitura. É especializada em edição de livros para a infância, Atuação para TV e Cinema e Biblioterapia. É Escritora de literatura infantil com livros publicados no Brasil e em Portugal e Produtora Cultural. Foi eleita e melhor narradora de Língua Portuguesa da Europa em 2015 na Bélgica. Vencedora do Troféu Baobá em 2020- considerado o Óscar dos narradores de histórias no Brasil. Formadora e Biblioterapeuta com ampla experiência já percorreu mais de 10 países com seus espetáculos e cursos.
EDIÇÃO PORTUGAL
Convidados
ÁLVARO MAGALHÃES
Um dos maiores escritores de literatura para infância em Portugal. Álvaro Magalhães nasceu no Porto, em 1951, e publicou o seu primeiro livro em 1982, celebrando, em 2022, 40 anos de vida literária.
A sua obra para crianças e jovens, que integra poesia, conto, ficção e textos dramáticos, repartindo-se por mais de 120 títulos, caracteriza-se pela originalidade e invenção, quer na escolha dos temas quer no seu tratamento.
Foi várias vezes premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo Ministério da Cultura. Em 2002, O limpa-palavras e outros poemas foi integrado na honour list do Prémio Hans Christian Andersen, em 2004, Hipopóptimos – Uma história de amor foi distinguido com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian e, em 2014, O senhor Pina recebeu o prémio Autores, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores ao melhor livro infantojuvenil publicado nesse ano.
Várias das suas publicações integram o Plano Nacional de Leitura. Parte da sua obra está publicada em Espanha, França, Brasil, Coreia do Sul e Itália.
O crédito da foto é Lucília Monteiro
Alexandre Rampazo
Alexandre Rampazo nasceu em São Paulo. Formou-se em design, atuou como diretor de arte, é autor de álbuns/livros ilustrados e artista gráfico. Recebeu a distinção “IBBY Honour List 2022” (Suíça). No Prêmio Jabuti teve 3 livros vencedores e por 10 vezes obras finalistas. É Hors Concours do Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil recebendo esta premiação em 6 oportunidades. No Prêmio Biblioteca Nacional foi laureado com 2º e 3º lugar, e ganhou o Prêmio APCA. Foi finalista do Nami Concours 2023 (Coreia); Recebeu o Premio Fundación Cuatrogatos (EUA); selos “Altamente Recomendável” FNLIJ; Troféu Monteiro Lobato; selos Cátedra UNESCO e tem obras no Clube de Leitura ODS da ONU, além de prêmio para projeto literário no CANNES LIONS 2016 (França), Facebook Awards 2016 (EUA). Participou da 26th Biennial of illustrations Bratislava (Eslováquia), seus livros estão nas listas “30 melhores livros infantis – revista Crescer” e tem obras selecionadas para o catálogo IBBY/FNLIJ’s Selection Bologna Children’s Book Fair, e livros selecionados no PNL–Plano Nacional de Leitura (Portugal). Seus livros foram publicados no Brasil, América Latina e Europa.
Ana Catarina Barbosa
Desde que se lembra que gosta de saborear as palavras, dizer bem todas as letras e, mais ainda, dizer em voz alta para ouvi-las e pôr a imaginação a funcionar. Ana Catarina Barbosa é minhota, mas vive no Porto há bons anos, trabalhando em comunicação e locução. Nesta cidade tornou-se mãe de três crianças e, nos meandros desse processo único, tem-se maravilhado na descoberta e partilha de leituras para todos.
Elizabeth Deschauer
Nascida no Brasil, Elizabeth Deschauer é licenciada em Pedagogia com Especialização
em Educação e Neuroeducação. Sempre conectada com o universo da literatura em sua
prática educativa a escrita surgiu de forma espontânea. Em 2016, já vivendo em Portugal
começa a buscar capacitação profissional em formações voltadas para a escrita de
histórias infantis e narração.
Sua primeira publicação foi em 2017 “As inseparáveis chuteiras do André”.
Em 2022, publica o segundo livro “Mira a cadela
que nasceu para amar” que chama a atenção da
impressa, por se tratar de um tema de extrema
relevância na atualidade: a inclusão e os cães de
assistência.
A autora é mãe de uma criança autista , visita as
escolas com o livro, e de forma lúdica ajuda as
crianças a compreenderem o universo das
deficiências e desenvolverem a empatia.
As Enroladinhas
Duas palhaças, um violão, brinquedinhos e um resgate musical. Dita(Isadora Rinelle) e Mary En (Enne Marx) trazem para as crianças músicas como “Beijinho doce” (1945) e “Biquini de Bolinha Amarelinho” (1983).Tudo isso em meio a muita graça e alegria.
Cândida da Luz
Nasceu na orla da Floresta Negra, em Calw, na Alemanha.
Desde pequena que gosta de viajar pelo imaginário e pela sonoridade das palavras.
Deve esse gosto aos seus pais que a alimentaram com histórias.
Caminha na multiplicidade: encontra-se na escrita, descobre-se na narração oral, ressurge
no canto e reinventa-se a educar e a aprender.
Carlos Nuno Granja
Escritor, Professor e livreiro. Começou a escrever poemas aos 9 anos e aos 11 anos recebeu uma máquina de escrever. É professor do 1° ciclo de escolaridade há 23 anos. Está a frequentar o Doutoramento em Estudos Literários na Universidade de Aveiro e está a redigir dissertação na mesma Universidade para o Mestrado em Educação e Formação - ramo de Administração e Políticas Educativas. O seu gosto pela escrita abrange todos os géneros, tendo 24 livros publicados (entre poesia, crónicas e literatura para a infância) nos 8 anos que leva de vida literária.
É o programador do Festival Literário de Ovar desde a sua primeira edição e organizou eventos literários (88 tertúlias) e culturais no Museu de Ovar. Tem um programa de rádio sobre literatura na AV FM há 6 anos (A ler é que a gente se ouve) e um programa sobre a atualidade com diversos convidados ao longo do mês
Cláudia Negishi
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, é artista e ilustradora. Pintura e ilustração sempre foram as suas paixões desde criança e, no livro” Vovó Sissi Esqueceu de mim”, pela primeira vez, aventurou-se na arte da escrita. Na obra, a autora busca de maneira leve e lúdica as inconstâncias e angustias de conviver com alguém que sofre de perda de memória. Falar com as crianças sobre doenças e dificuldades da vida, não é uma tarefa fácil e as famílias muitas vezes precisam de apoio externos para ajudá-las.
Enne Marx
Atriz, Palhaça, Formadora Teatro e Clown, Investigadora.Mestra em Intervenção e Animação Artística.Doutoranda em Estudos Artísticos - Teatro e Artes Performativas, Universidade de Coimbra.Investigadora Colaboradora Centro de Estudos Interdisciplinares CEIS20 Universidade de Coimbra.
Cegonha Bando de Criação
O grupo Cegonha nasceu no Rio de Janeiro em 2017 e está radicado no Porto desde 2022. Fundado pelos artista Vida Oliveira e Miguel Albi Araujo, possui vasta experiência em espetáculos de excelência voltados para as crianças e famílias, abordando temas delicados e complexos sempre de forma leve e prazerosa, nomeadamente relacionamentos parentais, migrações forçadas, entre outros. Destacase a criação "Makupuni", espetáculo interativo sobre diferença e aceitação apresentado no âmbito do programa Cultura em Expansão 2023 e "Qual é meu nome, mamãe?", sobre migração e refúgio, listado pela curadoria brasileira da quadrienal de Praga entre os espetáculos mais marcantes do quadriénio 2019-2022 no Brasil.
O crédito da foto é de Marta Jesus - @a.mar.creative
Lilian Raquel
A cantora brasileira é natural do Recife e está ligada à música desde os 9 anos.
Lilian Raquel começou a cantar em festas locais e bares da cidade.
Participou em bandas de artistas brasileiros, como André Rio, Alceu Valença e Naná Vasconcelos. Em Portugal desde Agosto de 1999, estuda desde então música e canto com Fátima Serro. Actuou com os GNR e tem tocado com o seu quinteto de MPB e Bossa Nova pelo País.
Formado por músicos oriundos do Recife, o Lilian Raquel Quarteto pode apresentar diversos tipos de repertório, desde a música de índole mais popular como o chorinho, a ambiências mais jazzísticas ou de worldmusic.
Luisa Bittencourt
Luiza Bitencourt é uma multifacetada artista, atuando como atriz, diretora e contadora de histórias. Possui uma sólida formação como atriz profissional, tendo concluído o curso técnico de Artes Cênicas pelo INDAC (SP/BRASIL), e é licenciada em Letras - Português/Espanhol pela FMU (SP/BRASIL).
Além de seu papel como artista, Luiza é membro e co-fundadoras da Companhia do Acaso e uma das fundadoras da “Cia na Ponta da Língua” em Jundiaí/SP.
Sua trajetória na narração de histórias para crianças e adultos inicia em 2008 e desde 2021, ela tem se dedicado também à mediação de leitura e vivências lúdicas para a primeira infância, bem como à narração de histórias para idosos. É associada do Magdalena³, um coletivo internacional de mulheres na arte vinculado à Rede The Magdalena Project e dinamiza cursos de teatro, performance e narração de histórias, contribuindo para o enriquecimento da cena artística e cultural em que está inserida.
Participou de diversos festivais internacionais no Brasil, Argentina, Chile, Dinamarca e Portugal.
Miguel Gonçalves
Miguel Gonçalves é comunicador de Ciência e apresenta o magazine de Astronomia e Exploração Espacial "A Última Fronteira" da RTP. Visita escolas, festivais e instituições dinamizando sessões sobre o Universo e os seus mistérios. Formador em instituições culturais e universidades seniores, é também comentador habitual sobre essas temáticas em vários orgãos de comunicação social. https://www.facebook.com/fmsgoncalves
Milu Loureiro
Nasceu nos dias longos e quentes do verão numa vila da Beira Alta, Aguiar da Beira. Licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A partir daí dedicou-se ao que sempre gostou de fazer: ensinar. Desempenhou durante vários anos as funções de professora bibliotecária. Foi no desempenho desta grata missão que redescobriu a paixão pelas histórias. Foi na Biblioteca Escolar, a contar histórias aos mais pequenos, que esta paixão se reacendeu. Depois, passar ao ato da escrita foi um passo.
Fez formação a nível da narração oral com Clara Haddad.
Deixou o ensino para se dedicar à escrita, à ilustração, à narração de histórias, à confeção de tapetes narrativos e de livros de pano interativos.
Livros publicados: O esquilo que amava as palavras e outras histórias (2010); A mantinha de retalhos (2013); El- Rei Comilão (2013); Castanho e Branco (2014-como ilustradora); A manta que dava abraços (2014). Está ainda representada em três coletâneas de contos.
Saaraci Coletivo Teatral
Um inovador projeto de artes performativas que tem na sua matriz uma identidade multicultural composta por elementos de vários países de língua oficial portuguesa, nomeadamente, Portugal, Brasil e Cabo Verde. Com sede na cidade do Porto, o coletivo Saaraci propõe-se trazer à cena teatral lusófona propostas diferenciadas, envolvendo vários géneros e disciplinas, com criações para todos os públicos, rompendo barreiras disciplinares, metodológicas e temáticas. O coletivo propõe-se ser, a partir das suas criações teatrais contemporâneas, um pólo de liberdade, criatividade, contaminação e experiência. Constituído no seu núcleo por artistas com currículos vastos e reconhecidos internacionalmente, o Saaraci Coletivo Teatral vem para deixar a sua marca, com uma energia renovada, vários teatros num palco só. O Saaraci Coletivo Teatral pretende centrar o seu trabalho criativo na produção de uma dramaturgia contemporânea originária nos países de língua portuguesa, garantindo, ao longo do processo de criação, todo o ecossistema criativo, da escrita do texto até à apresentação e circulação. Neste âmbito já tem em carteira espetáculos com textos de Caplan Neves, Yanick Fortes e Lisa Reis (jovens dramaturgos cabo-verdianos); José Luís Peixoto (escritor português) ou Luísa Queirós (artista luso-caboverdiana). Duas das produções previstas para o biénio 23- 24 contemplarão a produção de espetáculos com textos de Germano Almeida (Cabo Verde), José Eduardo Agualusa (Angola) e Mia Couto (Moçambique). http://saaraci.org
Sónia Borges
Ilustradora freelancer nasceu em Mirandela em 1981, vive e trabalha no Porto, desde que frequentou o curso de Pintura da Faculdade de Belas Artes de 1999 a 2004.
Desde 2008 publicou vários livros em Portugal e no Brasil. Tem feito várias exposições destacando-se “Em Gaveta” de 2017 no Pára, Porto; “Teimosia de Tentar” de 2018, na CRU Galeria, Porto; “Raízes” de 2017/18, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros; “Permutação” de 2019 no Gallery Hostel, Porto e “A Caminho” de 2022 na Galeria do Mercado, Mirandela.
Virgínia Millefiori
Professora de português, apaixonada pela Literatura e pelo Mar, foi na sala de aula que se descobriu como narradora oral. Frequentou o curso “Entre Contos e Encantos” da escola de Narração Oral Itinerante de Clara Haddad e, desde então, procura intensificar a sua formação nesta área.
Tem mostrado o seu trabalho e a sua descoberta em diferentes momentos, destacando-se: Festa do Caldo de Quintandona (2012); Festival Internacional de Narração Oral “Um Porto de Contos 2º e 3º edição” (2013/2015); 1.º Encontro de Narração Oral Portuguesa de Avintes (2014); Semana de Ação Global pela Educação 2014 “Diafa” - espetáculo de solidariedade pelos refugiados (2015), entre outros.
A escrita aconteceu-lhe pelo caminho e cresceu, acima de tudo, dessa incessante vontade de contar o Mundo.
Vitor Fernandes
Vítor Fernandes, natural do reino maravilhoso de Trás-os-Montes, desde criança ouvia
contos que os seus familiares mais velhos contavam nas ruas das aldeias ou nos serões
das casas.
Busca manter a força da oralidade, através de um repertório repleto de contos de
amor, humor, vivacidade, astúcia e emoção, tão próprios da tradição oral portuguesa.
Fez formação com vários narradores nacionais e internacionais e tem participado em
vários festivais nacionais e internacionais de narração oral.
Faz parte do grupo Contos na Eira.
Em 2014, em parceria com a Livraria Traga Mundos, em Vila Real, criou o evento Traga
Contos.
Em 2015 Integrou a equipa que realizou os eventos Sexta dos Contos e o Festival Porto
de Contos.
Em 2021, juntamente com Clara Haddad e Mariana Machado, criou o primeiro Clube
de Histórias Motivacionais em Portugal.
Juntamente com Estefânia Surreira criou o projeto Dois dos Montes.
Convidados Mercado Literário
Projetos e artistas incríveis